27 de fev. de 2013

#2 Receita de esfiha

O post da quarta-feira é uma receita fácil, rápida e muito boa... literalmente. Nós temos a mania (boa) de cozinhar todas as receitas legais nos nossos domingos, além de terapêutico (Depois de uma conversa durante a receita constatamos que sim, é terapêutico) anima e muda a rotina do casal. Bem, lá vai... você vai precisar para essa receita: 

3 xícaras de chá de água morna (não é quente, é morna).
1 xícara de chá de óleo.
50g de fermento biológico (Na padaria tem, tranquilo).
3 colheres de açúcar.
1 colher de sal.
1kg de trigo.


#1 Primeiro passo: Você vai dissolver o fermento biológico no açúcar e sal, vai haver uma mágica e vai virar um líquido, então você adiciona a água morna e o óleo, mexa e coloque a farinha de trigo até dar o ponto (talvez precisará de mais que 1kg de farinha de trigo, pois a massa não pode ficar grudenta, tem que soltar das mãos, é isso mesmo, é mão na massa e força pra deixar a massa bem homogênea. Vai adicionando a farinha pouco a pouco.



#2 Segundo passo: Essa fase da receita é o que vai definir a quantidade de esfihas que você vai obter. Terá que fazer bolinhas com a massa, e você vai escolher o tamanho, eu e a Biju fizemos pequenas bolinhas e nos rendeu 90 esfihas. Não é necessário deixar a massa crescer, pois enquanto você vai enrolando, o calor das mãos faz com que ela cressa e enquanto você deixa na mesa pra fazer as outras ela cresce mais ainda. (Forre a mesa com farinha, se não gruda... experiencia própria haha)


#3 Terceiro passo: Depois de pacientemente fazer dezenas de bolinhas, você pode ir abrindo as bolinhas. Não faça direto, pois como dito antes, dê um tempo para a massa crescer um pouquinho. Depois de abrir é a hora de adicionar o recheio, é legal porque depois de preencher a massa com recheio, você obviamente vai fechar a massa e pode fazer a forma que quiser haha' Por isso eu disse no início que é terapêutico, eu particularmente gosto mais de fazer do que comer.


O recheio fica a seu gosto, nós fizemos de frango desfiado com milho, carne, queijo e calabresa. Capriche no tempero das carnes, se não fica uma massa muito seca como a nossa de frango. Já na de carne usamos tomate, cebola, limão, salsa e sal, obtivemos uma massa macia e saborosa, sem falar que adicionando essas coisas no recheio rende mais né. O de frango por termos colocado só frango e milho, ficou seca, mas é isso ai, tem que fazer pra errar e na próxima a gente faz melhor e melhor e melhor...



#4 Quarto passo: Depois de fechar as esfihas coloque-as no forno, colocamos 12 em cada forma, e não tivemos problemas quanto a grudar uma na outra. Eu (André) quis fazer o teste de pincelar com gema (somente gema) algumas esfihas, e ficou com uma cara muito melhor, dourada por cima como nós vemos nos lugares em que comemos. Como você ta fazendo em casa, e rende muito não custa nada fazer umas coisas por teste ou curiosidade.


#5 Quinto e último passo: Por fim das contas veja na foto ao lado a cara das nossas mini-esfihas, até que ficaram bonitas né?! Pra acompanhar eu fiz um molhinho mas ai vai de cada um. É que eu quis deixar bem explicado e acabou ficando grande a receita, mas é muito simples. Então levanta ai e mão na massa meu amigo, não vai se arrepender.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa me deu água na boca, eu adoro demais principalmente a de frango, adorei o blog estou seguindo.